Ensinar inglês para crianças com o auxílio da tecnologia

Postado em 16/08/2017

Ensinar inglês para crianças com o auxílio da tecnologia

1. Introdução

A chegada da era da informação e o processo de democratização assustadoramente rápido da internet na última década, apesar de terem facilitado sobremaneira diversos processos de nosso dia a dia, também vêm preocupando pais e educadores. E não é para menos!

Afinal, a tecnologia é mocinha ou bandida quando o assunto é o processo educativo das crianças? Ela é capaz de atiçar a curiosidade e a busca pelo conhecimento ou tem o poder de tornar as crianças viciadas em dispositivos eletrônicos e até mesmo antissociais?

A verdade é que embora hajam defensores dos métodos tradicionais de ensino, é necessário ter em mente que certos efeitos e questões trazidas pela chegada da tecnologia já são impossíveis de reverter. E como diz o velho ditado “se não pode vencê-los, junte-se a eles”, saiba que é possível sim, utilizar a tecnologia a favor da educação dos seus filhos!

E isso se torna especialmente verdade quando o assunto é ensinar inglês para crianças. Utilizando as ferramentas corretas é possível estimular o interesse de seu filho a aprender esse idioma tão importante nos dias atuais e incrementar de maneira significativa o seu aprendizado do inglês.

Quer saber mais sobre esse assunto e descobrir quais as melhores ferramentas tecnológicas para ensinar inglês para crianças? Então não deixe de continuar a leitura do post de hoje! Vamos lá?

2. Ensinar inglês para crianças

Um fato é incontestável: aprender as regras gramaticais e expressões idiomáticas de uma segunda língua não é tarefa das mais fáceis. E quando se fala de crianças e jovens, mantê-los realmente interessados e motivados a aprender outro idioma, pode se revelar um desafio ainda maior.

Dentro desse contexto, para que o ensino de inglês seja realmente efetivo e para que seu filho absorva os conhecimentos de maneira lúdica, criativa e o mais natural possível, é necessário levar em conta algumas considerações bastante importantes. Confira as principais:

A melhor idade para começar a aprender inglês

A primeira questão significativa quando o assunto é ensinar inglês para crianças tem a ver com a idade em que o idioma é apresentado aos pequenos. Nesse ponto vale a regra de quanto mais cedo, melhor. Obviamente isso não quer dizer que começar os estudos em uma segunda língua quando adolescente ou até mesmo quando já se é adulto impeça que uma pessoa se torne fluente ou até mesmo bilíngue.

A questão é que entre os 0 e os 5 anos de idade, o cérebro das crianças funciona como uma “esponja”, absorvendo, memorizando e processando as informações do meio de uma maneira muitíssimo mais eficaz e ágil do que quando ela se torna um pouco mais velha. Assim, iniciar o aprendizado do inglês nessa fase aumenta consideravelmente as chances de seu filho internalizar o segundo idioma de uma forma bastante semelhante à internalização de seu idioma natal. Ou seja, é bem possível que ele se torne bilíngue, caso o estímulo não seja interrompido.

Metodologias de ensino e aprendizagem do inglês

Outra questão crucial, que exerce uma influência bastante significativa no nível de interesse e aprendizado das crianças em um segundo idioma refere-se à maneira como os conteúdos são apresentados. Especialmente quando se fala na gerações mais novas, os métodos tradicionais de ensino (aula expositiva na lousa durante horas a fio) têm se mostrado a cada dia mais ineficazes.

Mas atenção! Isso não quer dizer que não se deva utilizar metodologias pedagógicas no ensino de inglês. Por mais lúdico, interativo e participativo que um método de aprendizagem seja, ele deve ter por trás um respaldo teórico e prático, que garanta sua eficácia.

Em função disso, se você está buscando uma instituição de ensino de inglês para o seu filho, é essencial procurar saber quais são as metodologias utilizadas, conversar com os professores e refletir se os métodos aplicados podem, de fato, estimular e agregar conhecimento a ele.

Escolas bilíngues

Surgidas como uma alternativa bastante atrativa para pais que buscam a fluência no inglês para seus filhos, as escolas bilíngues vêm ganhando a cada dia mais adeptos. E é bem fácil saber o porquê.

Diferentemente dos cursos de idiomas, as escolas bilíngues baseiam sua metodologia de ensino no oferecimento de conhecimentos tanto em português quanto em inglês. Ou seja, o processo de alfabetização, por exemplo, é realizado nos dois idiomas concomitantemente.

Além disso, algumas aulas dos demais conteúdos curriculares obrigatórios, como história, geografia e biologia, são ministradas em inglês. Dessa maneira, o idioma é internalizado de uma maneira completamente distinta — e muito mais eficaz — do que os cursos de idiomas tradicionais.

3. A tecnologia como aliada no ensino de inglês para crianças

Além das questões citadas no tópico anterior, há outra que vem sendo bastante discutida: a tecnologia. Justamente devido à sua importância e ao nível altíssimo de influência que tem exercido sobre as crianças e jovens atualmente, ela é o foco central desse artigo.

Apesar de muitas vezes ser utilizada de uma maneira negativa em sala de aula, deixando muitos professores e pedagogos de cabelo em pé, sem saber como manejar eficazmente a situação, é possível também reverter esse cenário, transformando-a em uma aliada nos processos de aprendizagem.

Afinal, é uma verdade incontestável que os dispositivos e ferramentas tecnológicas exercem verdadeiro fascínio em crianças e adolescentes. Hoje em dia, pequenos de menos de 3 anos já manejam tablets e smartphones com uma facilidade impressionante, não é mesmo?

Levando em conta essa nova realidade, por que não utilizá-la a favor da educação, não é mesmo? Ao parar de “brigar” com a tecnologia, tentando em vão desviar a atenção das crianças para alguma outra coisa (que provavelmente não parecerá tão atrativa e interessante para elas), é possível estimular de uma maneira bastante eficiente o interesse dos pequenos pelo aprendizado do inglês utilizando ferramentas tecnológicas de forma saudável e proveitosa.

E a boa notícia é que, atualmente, o que não faltam são aplicativos e plataformas para ensinar inglês para crianças disponíveis ao alcance de um clique. E o melhor: muitas delas são gratuitas!

Quer conhecer algumas dessas ferramentas? Então continue acompanhando a leitura desse post, pois a seguir listaremos 19 delas, incríveis e inovadoras, para ensinar inglês para seus filhos de maneira divertida e leve. Confira!

4. 19 ferramentas inovadoras para ensinar inglês para crianças

Agora que você já sabe que a tecnologia pode ser uma grande aliada quando o assunto é ensinar inglês para crianças, listamos abaixo uma lista contendo nada menos do que 19 ferramentas super inovadoras e criativas que irão lhe ajudar sobremaneira nessa tarefa.

Embora a grande maioria delas possa ser baixada gratuitamente, outras possuem apenas versões para testes disponíveis sem custo algum. Investir ou não no pagamento de assinaturas mensais dependerá da qualidade do aplicativo, na quantidade de conteúdos oferecidos na versão paga e, principalmente, do interesse de seu filho em utilizá-la para aprender ou melhorar seu inglês.

Outra questão bastante importante e que não deve deixar de ser levada em consideração é a qual faixa etária e nível de conhecimento do idioma cada aplicativo está voltado. De nada adianta utilizar uma ferramenta inovadora e super eficaz, desenvolvida para adolescentes, se o seu filho está em idade de alfabetização, não é mesmo? Por isso, antes de baixar ou comprar qualquer uma dessas ferramentas, verifique se ela é mesmo adequada à fase de desenvolvimento do seu pequeno, ok?

Com tudo isso bem esclarecido, confira agora a lista das melhores ferramentas disponíveis atualmente para estimular seu filho a aprender inglês de uma forma divertida e atraente:

Busuu

Já bastante conhecido por quem possui dispositivos iOS, o Busuu agora já possui também a sua versão para Android. O aplicativo é muito utilizado por quem deseja aprender um novo idioma de maneira simples e bastante interativa.

Em sua versão “for kids” (para crianças, em tradução literal), a ferramenta disponibiliza 30 unidades de conteúdo, com atividades voltadas ao aprimoramento da gramática, fonética, compreensão e interpretação e ortografia. Apesar de todas as unidades só estarem disponíveis na versão paga, é possível ter acesso a 3 delas na versão gratuita.

Duolingo

Considerado o melhor aplicativo já desenvolvido quando o assunto é aprender inglês ou espanhol, o Duolingo é praticamente uma unanimidade. A ferramenta, inclusive, já foi premiada com o título de Melhor Aplicativo do Ano, dado pela Apple, e também o Melhor do Melhor, oferecido pelo Google Play.

E tanto prestígio e reconhecimento não são por acaso! Com uma interface extremamente estimulante e interativa, que costuma encantar crianças e adultos, o Duolingo é super completo e promete ensinar inglês aos pequenos através de jogos contendo diversas fases ou níveis. Só é possível passar para o nível seguinte quando uma palavra, expressão ou conceito for aprendido. E o melhor de tudo: o aplicativo é totalmente grátis e está disponível para iOS e Android.

BabyU

Como já diz o próprio nome, o BabyU é um aplicativo voltado ao ensino de inglês para crianças pequenas, que estão no início de seu processo de alfabetização. Como já mencionamos aqui, nessa fase o aprendizado de um segundo idioma é bastante facilitado.

Assim, utilizar o BabyU para apresentar conceitos do inglês para o seu filho é uma ótima pedida! Com a ferramenta, é possível aprender os números, cores e conceitos simples, como “frio e calor”, através de animações estimulantes e coloridas.

Em seu primeiro acesso, é possível ter acesso a todo o conteúdo do aplicativo gratuitamente. Entretanto, a partir da segunda visita é necessário cadastrar-se no plano de assinatura mensal, no valor de 2,99 dólares.

Grammaropolis

O foco central do Grammaropolis é o aperfeiçoamento de gramática. Por isso, ele é mais recomendado para crianças mais velhas ou adolescentes que já tenham uma noção significativa do idioma.

Se esse é o caso do seu filho, pode ser bastante interessante investir na assinatura (que custa cerca de 4 dólares mensais) dessa ferramenta. Isso porque ela oferece uma quantidade enorme de materiais de estudo, como livros e apostilas digitais, jogos e vídeos.

MingoVille

O cenário do MingoVille é uma vila de flamingos super fofa, onde todos os personagens só falam inglês. Através de canções, jogos e exercícios no ambiente do aplicativo, as crianças podem aprender palavras e frases em inglês de forma lúdica e leve.

Embora a versão de testes seja gratuita, para ter acesso ilimitado ao MingoVille é necessário investir em assinaturas, que podem ser trimestrais (24 dólares), semestrais (39 dólares) ou anuais (49 dólares).

Pili Pop

Desenvolvido para crianças entre os 6 e os 10 anos, o Pili Pop ganhou em 2013 o Parents Choice Mobile App Award, que premia as melhores ferramentas e aplicativos para crianças na opinião de pais.

O foco central do Pili Pop é melhorar a pronúncia do inglês nos pequenos, bem como ampliar o vocabulário e os conhecimentos em gramática. Através de um sistema de reconhecimento de voz, a ferramenta oferece 24 jogos diferentes, onde o inglês falado é estimulado, através de uma interface super bonita e envolvente.

A parte negativa? Além de só estar disponível na versão paga (6,99 euros mensais), o aplicativo só possui versão desenvolvida para dispositivos iOS.

Smart Speller English

Outro aplicativo bastante interessante para quem tem filhos pequenos, o Smart Speller English promete ensinar inglês através de jogos e exercícios de soletração. A ferramenta disponibiliza diversos desenhos, que estão divididos em sete categorias distintas.

Ao escolher o desenho, a criança terá que completar alguns quebra-cabeças, pronunciando e soletrando, em inglês, qualquer objeto que for tocado na tela. A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser baixada em para dispositivos iOS e Android.

Me Divirto em Inglês

Aplicativo com uma interface bastante simples e apenas disponível para iOS, o Me Divirto em Inglês é uma ótima pedida para estimular o aprendizado de inglês em crianças que adoram histórias e contos de fadas. Ao acessar a ferramenta, gratuita, é possível ter acesso a diversas histórias clássicas em inglês.

Funland

Criada e desenvolvida por pesquisadores e estudantes da Universidade de Cambridge, o Funland possui um nível de qualidade educativa muito significativo. A ferramenta oferece diversos tipos de exercícios para o aprendizado de inglês. Conforme forem concluindo cada exercício, as crianças recebem premiações. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Dic-Dic App

Você provavelmente teve, em sua época de estudante, algum professor que fazia ditados em sala de aula, não é mesmo? Você deveria escutar as palavras ditas por ele em voz alta e redigi-las em seu caderno. Com isso, era possível melhorar a escrita de diversas palavras “difíceis”, gravando a grafia correta para sempre.

Pois esse é exatamente o mesmo princípio do Dic-Dic App. Ao ouvirem as locuções, frases e palavras ditadas em inglês por crianças nativas, os pequenos devem grafar corretamente o que escutaram. Conforme forem acertando o ditado, distintos jogos vão sendo liberados.

Sheppard Software

Sheppard Software é uma plataforma que disponibiliza uma imensa quantidade de jogos que têm como objetivo principal o aprimoramento do inglês. Verbs in Space e Comma Chameleon são alguns exemplos da combinação divertida de ambientes distintos (como o espaço e os animais, respectivamente) com lições de gramática e vocabulário. E o melhor: todos os jogos podem ser aproveitados gratuitamente.

Skillswise

Criado pela BBC, grupo de mídia de Londres, o Skillswise é voltado para crianças mais velhas ou adolescentes, que já possuem uma boa base de conhecimento do inglês. Através de jogos, as crianças são desafiadas a identificar erros gramaticais e corrigi-los.

Grammar Jammers

Através de músicas, animações e quizzes super divertidos, o Grammar Jammers ajuda as crianças a aprender inglês de uma maneira lúdica, divertida e sem complicações. O aplicativo é pago, mas existe uma versão compacta gratuita, disponível para dispositivos iOS.

Jumbled Sentences

Dividido em nove fases com diferentes níveis de dificuldade, o Jumbled Sentences apresenta conjuntos de palavras soltas que devem ser organizadas pela criança de maneira a formar frases corretamente estruturadas. O aplicativo é grátis para dispositivos iOS e pago para Android.

Grammar Wonderland

Grammar Wonderland é um aplicativo criado para crianças com idades entre 8 e 12 anos, que apresenta um jogo onde, após ter escolhido um personagem para comandar, os pequenos devem fazê-lo atravessar obstáculos, respondendo de maneira correta a perguntas de gramática da língua inglesa. O Grammar Wonderland é grátis para Android e pago para dispositivos iOS.

Macete Kids

Desenvolvido e criado pelo blog “Macetes de Mãe”, o aplicativo Macete Kids promete estimular a curiosidade e o interesse dos pequenos pelo inglês, através de jogos simples e bastante coloridos. Além disso, é possível personalizar a ferramenta, incluindo fotos da sua família e da própria criança, o que acaba virando um estímulo a mais, especialmente para crianças mais novinhas. O Macete Kids, até agora, só está disponível para dispositivos iOS.

Word Teller

Não são poucos os fonemas e palavras do inglês que possuem uma semelhança enorme, mas significados totalmente distintos não é mesmo? E para quem não é nativo, essas diferenças tão sutis de pronúncia e escrita podem ser bem difíceis de aprender.

Pois é justamente para facilitar e tornar divertida essa questão que o Word Teller foi criado. A ferramenta apresenta palavras e fonemas parecidos, onde a criança deve escrever cada um corretamente. O aplicativo só está disponível para sistemas iOS.

LinguaLeo

Totalmente gratuito, o LinguaLeo é um aplicativo bastante conhecido e utilizado quando o assunto é aprimorar o inglês. No primeiro acesso, é necessário realizar um teste de nível. Com base nos resultados desse teste, a ferramenta constrói um plano de estudos que leva em consideração o nível de conhecimento do idioma, interesses e gostos e metas que se deseja atingir.

Apesar de também ser bastante utilizado por adultos interessados em melhorar o inglês, o LinguaLeo é muito recomendado para crianças também, pois o aprendizado se dá, em sua maior parte, através de vídeos e músicas, que tornam o aprendizado muito mais interessante e agradável para os pequenos.

iStory Books

Outra ferramenta que pode ser muito proveitosa caso o seu filho adore histórias. O iStory Books é um aplicativo que apresenta dezenas de livros que são lidos por si só. Apesar de possui uma versão em português, é possível baixar a versão onde os livros estão em inglês.

Ao utilizar essa ferramenta, você possui duas opções: pode ler as histórias para a criança ou deixar que o aplicativo faça isso por você. Além de histórias onde os personagens principais são animais, existem opções educativas sobre números, letras e dinossauros.

5. Conclusão

Na última década, dominar o inglês com excelência deixou de ser um diferencial para se tornar praticamente uma exigência. Com o avanço da tecnologia e com a aceleração do processo de globalização, nunca antes na história possuir fluência nesse idioma foi tão decisivo, tanto em aspectos profissionaisquanto pessoais.

Em função dessa realidade, não são poucos os pais que se preocupam e desejam que seus filhos passem a ter contato com esse idioma cada vez mais cedo. Entretanto, também são muitas as barreiras que podem impedir que esse objetivo seja atingido. Falta de motivação e interesse por parte das crianças e adolescentes em aprender o idioma figura entre as principais.

E é justamente aí que a tecnologia pode surgir como uma excelente aliada para ensinar inglês para crianças. Hoje em dia, o que não faltam são opções de aplicativos, plataformas e ferramentas tecnológicas criados e desenvolvidos com o objetivo principal de despertar o interesse, a motivação e a curiosidade das crianças em aprender mais sobre esse idioma tão importante.

E a boa notícia é que, a cada dia que passa, novas ferramentas vão sendo lançadas e as já existentes são aprimoradas e atualizadas. Nesse post, você conheceu 19 delas, mas existem muitas outras opções.

Por isso, tirar um tempinho para fazer uma busca acurada e descobrir qual a ferramenta tecnológica mais adequada para ensinar inglês para o seu filho valerá muito a pena, pode acreditar! Você e seu filhote colherão os frutos dessa ação muito mais cedo do que você imagina!

Outras Notícias

 

Conheça melhor sobre o conceito de escola 2.0
Postado em 16/08/2017

Uma das principais características da educação de ponta hoje em dia é a forma como ela incorpora e traduz as novas tecnologias na prática do aprendizado. Também chamada de escola 2.0, essa é uma nova maneira de pensar o...
leia mais »